Francesca da Rimini e Paolo Malatesta(Sketch 152)
Francesca da Rimini e Paolo Malatesta
A cena se passa no inferno durante a Idade Média.
Cena Única
O círculo dos luxuriosos no inferno. Vemos ao alto várias almas sendo arrebatadas pelo vento. Entre elas estão as almas de Francesca da Rimini e Paolo Malatesta. Dante e Virgílio olham para as almas atormentadas.
Virgílio- Eis, Dante, o círculo dos luxuriosos. Aqueles que em vida se entregaram sem nenhum pudor ao vício da luxúria. Aqui no inferno, eles encontram seus amantes, mas não podem estar junto a eles, pois um vento fortíssimo os separam.
Dante- Para mim é algo terrível ver e relatar tais coisas. Mas, oh, quem são aqueles ali no canto esquerdo?
Paolo e Francesca estão quase que juntos, mas um forte vento sopra sobre eles.
Virgílio- Indaga-os e com certeza eles o responderão.
Dante(alto)- Quem sois vós que estão próximos de nós e cumprem pena tão sofrível por pecado tão desusado?
Francesca olha para Dante. Seus cabelos esvoaçam com o vento, mas ela responde:
Francesca- Eu me chamo Francesca Rimini, venho de família nobre. Meu pai por hábito descortês e sem nenhuma consideração por mim casou-me com um homem de aparência horripilante, mas vim eu a encontrar no irmão deste homem um amor incrível.
Paolo- Eu me chamo Paolo, e sou aquele a quem ela se referiu como irmão de homem tão horripilante.
Dante- Dizei, oh almas, qual foi a causa de vossa morte?
Francesca- Nós já tínhamos o amor dentro de nós, mas havia um controle de nossa parte. Mas ao ler a tão fabulosa história do cavaleiro Lancelot e seu romance com Ginevra, não pudemos manter o decoro e nos apaixonamos e demos um ósculo apaixonado. Giovanni nos surpreendeu a matou a mim e Paolo.
Paolo- E desde então vivemos separados por este vento que nos afasta.
Dante completamente emocionado cai no chão, desfalecido. Paolo e Francesca que estão suspensos no alto se afastam de Dante.
Virgílio- A história foi demais para Dante. Venha, Dante( Virgílio toca gentilmente em Dante que volta a si)- Venha, ainda temos muito para ver.
Virgílio e Dante saem pela direita. Os condenados continuam sendo arrastados de um lado para o outro pela ventania e com isso o pano desce.
Fim
Comentários
Postar um comentário